quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O cordeiro e o lobo

O cordeiro é um animal associado à inocência, desprotecção e pequenez do qual o ser humano associa sempre ao prato principal de um lobo, como se fosse inevitável.
O lobo, animal forte e robusto, de dentes afiados e grande caçador de presas está aliado ao mal, ao engano e à principal razão pela morte dos cordeiros.
Vivemos num mundo dividido entre bem e mal, que entram em colapso um com o outro, temos de um lado os homens bons, os cordeiros e animais domesticados que no fundo são assim porque alguém lhes ensinou e porque naturalmente têm as suas características de origem; do outro os animais ferozes como o lobo, a raposa traiçoeira, as aves de rapina entre muitos outros que o Homem despreza só porque são dados desde logo como um perigo. Porém, alguns destes “bons” escondem por debaixo da sua pele de ovelha, de gato mansinho, de cão afectuoso e de homem racional e humilde, um verdadeiro instinto cruel e selvagem que pode ser tão mau ou pior que o lobo, que na realidade é sempre o mau da fita.
E se um dos lobos, uma das aves, uma das raposas não for feroz, traiçoeira e não matar as presas indefesas?
Generalizamos as características principais destes seres vivos, sem pormos em questão que uns podem ser melhores, outros piores independentemente do pêlo que “vestem” e do habitat em que vivem.
Um dia li uma história em que o dito “lobo mau”, aparentemente assustador, se tornou amigo de um cordeiro indefeso que passeava pelo campo. Enquanto as ovelhas fugiam, o lobo lentamente aproximava-se e o cordeiro permanecia ali sem medo. Os dias iam passando e cada vez mais se tornavam mais amigos.
Muitas vezes o cordeiro era olhado de lado, porque tinha feito amizade com o lobo e as ovelhas e os outros animais que por ali andavam diziam que esta súbita união ia ser pouco duradoura, pois o único interesse do lobo era tê-lo como alimento depois de amansado.
O lobo tinha os seus amigos, uns eram grandes predadores, matavam animais indefesos, inclusive um homem. O cordeiro nunca se importou com isso, porque sabia que o lobo não era assim e muito menos teria culpa do que acontecera. E assim foram sempre amigos.
Poderia estar a contar mais pormenores, mas resumi o essencial: os lobos também podem ter pele de cordeiro, e quem sabe os cordeiros de lobo.

5 comentários:

  1. Às vezes fico com a sensação de que gostas de denegrir a tua vida, e ergues barreiras contra a felicidade em vez de cooperar com ela... Está na hora de mergulhar na realidade da tua própria vida: aceitando-te a ti mesma, aceitando as escolhas dos outros, aceitando o mistério, mas, acima de tudo, aceitando que o Amor está presente em todos os momentos da nossa vida.
    PS: Não apagues mais os comentários que não gostas, é muito feio e não te fica bem...

    ResponderEliminar
  2. "Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente", e eu tenho essa certeza.
    A felicidade é relativa para cada um de nós.

    ResponderEliminar
  3. A felicidade para mim és tu:-) e só tu!
    Por isso me preocupo, apesar de não entenderes...

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que é mais importante saberes, é que as escolhas que fizeres, seja um homem, um trabalho, uma casa, uma cidade, parecem simples não? mas não são somente escolhas; são uma VIDA! A tua VIDA!
    Felicidade é também uma escolha, mas na maior parte dos casos requer muito esforço!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. Descobri o seu blogue e gostei muito. Parabéns. É uma escrita segura, fluída, ritmada. Ainda não estou muito familiarizada mas passo a ser fã.

    ResponderEliminar